15h00 | Ponto de Encontro – Largo do Concelho, Bruscos
Casa da Eira, Malta - Bruscos
16h | Exercícios para subversões e inutensílios de Keissy Carvelli (performance-poesia)
A palavra surge, nesta performance, como provocação à reificação do mundo e a poesia é revelada como antídoto a esse estado.
Num mundo em que tudo tem que ser útil, esta palestra-performance busca, a partir da conceção da “inutilidade dispensável” do poeta, conceber um corpo-verbo tomado pela obsessão da pesquisa e da invenção como um meio de resistência à reificação do mundo. Possuída, paradoxalmente, pelo espírito do desbunde e pelo rigor do conhecimento histórico - comportamentos cultivados por uma galáxia de poetas e performers entre tropicalistas, concretistas e marginais - esta performance parte da inquietação fundamental: poesia para quê? Para responder a tal questão, a criadora recolhe um planetário de vozes dissonantes, de manifestações artísticas e pensamentos teóricos que se manifestam como fonte de inspiração para a criação de um corpo celeste poético que provoca, questiona e teme o lugar do poeta no mundo contemporâneo – ser cuja existência nada produz além de palavras e pensamentos, esses inutensílios indispensáveis.
Lavadouro de Bruscos
17h00 | Rasgar a Noite de Malu Patury e Thales Luz (performance-dança)
Performance ritual que confronta a misoginia estrutural na dança e convoca a força ancestral feminina como gesto de reexistência.
“Rasgar a Noite” é uma dança de estranhamento da própria dança e ao que nela resiste de misoginia estrutural, técnica e poética. É a manifestação da vibração de um corpo que se desfaz e refaz na busca por romper com uma existência automatizada e domesticável decorrente de camadas sobrepostas de “supremacia” do olhar masculino. Onde a água toca, a carne mergulha em arqueologia: escava-se com o ímpeto de resgatar um corpo capaz de criar outros movimentos que partam do corpo da mulher como agente de seu próprio desejo. Diante de seus reflexos, um feminino noturno se insinua: paira em silêncio, atravessa o ar com asas invisíveis e arranha a superfície da forma. Um ritual de corpo-gesto em transmutação, onde a imagem se interroga e se rasga, abrindo passagem para aquilo que não pode ser nomeado, apenas sentido.
Centro Cultural e Recreativo de Bruscos
18h00| Comer o passado com Anna Piosik e convidados
Lanche-convívio
O projeto "Como comer o Passado" propõe uma série de sessões de encontro com o intuito de promover a partilha de receitas especiais e conhecimentos variados sobre a utilização de plantas silvestres. Neste dia, esta partilha é posta em prática.
Anna está em residência com este projeto há algum tempo, uma investigação que desenvolve em residências no campo, com encontros para entender as formas antigas de fazer e aproveitar tudo o que se pode comer, desde a erva daninha até à cabra velha.
Nesta noite, Anna traz para a mesa da cozinha tudo o que aprendeu e convida os vizinhos não só a comer, mas também a ajudar a cozinhar. Entre a mesa da cozinha e a de comer, haverá convidados misteriosos que introduzem ações, informações, diversões.
Acabamos as festas nas aldeias com um lanche comunitário que pretende ser um momento de encontro entre artistas, espetadores e parceiros.
Reservations (limited capacity): info@linhadefuga.pt
3:00 PM | Meeting Point – Largo do Concelho, Bruscos
4:00 PM | Exercises for Subversions and Non-Tools by Keissy Carvelli (performance-poetry)
Casa da Eira, Malta – Bruscos
The word arises in this performance as a provocation against the reification of the world, and poetry is revealed as an antidote to this condition.
In a world where everything must be useful, this lecture-performance seeks, based on the poet’s conception of “dispensable uselessness,” to conceive a verb-body taken by the obsession with research and invention as a means of resistance to the reification of the world.
Possessed, paradoxically, by the spirit of wild abandon and the rigor of historical knowledge—behaviors cultivated by a galaxy of poets and performers ranging from tropicalists, concretists, to marginals—this performance begins from the fundamental unease: poetry for what?
To answer this question, the creator collects a planetarium of dissonant voices, artistic expressions, and theoretical thoughts that manifest as sources of inspiration for the creation of a poetic celestial body that provokes, questions, and fears the place of the poet in the contemporary world— a being whose existence produces nothing but words and thoughts, these indispensable non-tools.
5:00 PM | Tearing the Night by Malu Patury and Thales Luz (performance-dance)
Lavadouro de Bruscos
A ritual performance that confronts structural misogyny in dance and summons ancestral female strength as a gesture of re-existence.
“Tearing the Night” is a dance of estrangement from dance itself and from what resists in it structural, technical, and poetic misogyny. It is the manifestation of the vibration of a body that unravels and re-forms in search of breaking free from an automated and domesticated existence stemming from overlapping layers of “supremacy” of the male gaze. Where water touches, flesh dives into archaeology: excavating with the impulse to rescue a body capable of creating new movements that stem from the woman’s body as the agent of her own desire. In front of its reflections, a nocturnal feminine insinuates itself: it hovers silently, crosses the air with invisible wings, and scratches the surface of form. A ritual of body-gesture in transmutation, where the image questions and tears itself open, making way for what cannot be named, only felt.
6:00 PM | Eating the Past with Anna Piosik and Guests
Bruscos Cultural and Recreational Center
The project “Eating the Past” proposes a series of meeting sessions aiming to promote the sharing of special recipes and various knowledge about the use of wild plants. On this day, this sharing is put into practice. Anna has been in residence with this project for some time, an investigation developed through countryside residencies, with meetings to understand ancient ways of doing things and making the most of everything edible, from weeds to old goat meat. This evening, Anna brings to the kitchen table everything she has learned and invites neighbors not only to eat but also to help cook. Between the kitchen and dining tables, there will be mysterious guests who introduce actions, information, and entertainment.
We end the village festival with a community snack intended as a moment of gathering between artists, audiences, and partners.
Vários horários