s

o

b

r

e

© José Crúzio
Linha de Fuga – associação cultural foi fundada em Novembro de 2018, ao mesmo tempo que realizava a primeira edição do laboratório de criação e festival internacional Linha de Fuga.
Sediada em Coimbra, é uma estrutura de programação e difusão artística que pretende ser um agente activo no desenvolvimento de discursos críticos entre arte, cultura, política, educação e sociedade em conjunto com vários agentes locais e internacionais.

Com a vontade de estimular a cidade e a região, sensibilizar  a  comunidade, instituições e públicos para uma  aproximação à dança contemporânea e outras áreas artísticas, Linha de Fuga quer quebrar barreiras entre arte e conhecimento, numa produção e programação de linguagens artísticas experimentais, procurando a descentralização da oferta cultural para além dos grandes centros urbanos.

É uma associação cujos passos são dados experimentando formatos de produção, criação, investigação, formação e programação partindo dos contextos locais, mas sempre com uma perspectiva internacional. A sua principal atividade é o Laboratório de Criação e Festival Internacional Linha de Fuga que se realiza com uma cadência bienal, de forma a aprofundar as relações que se estabelecem com os artistas que aí experimentam os seus processos.

Acreditamos que a produção artística necessita de tempo, espaço para experimentar e falhar, aprofundamento das relações que promove e assumimos a postura política de que a sociedade deve produzir menos para viver melhor.
A Democracia pode ser um conceito gasto pelos vícios sociais, económicos e culturais do mundo em que existimos (existíamos) — tendo (agora ainda mais) consciência de que é necessário repensar a sociedade e a forma como todos vivemos e cuidamos uns dos outros — , mas a Democracia é também o alicerce de toda a nossa liberdade e de toda a nossa possibilidade de crescer como indivíduos.
Sócios

Alexandre Valinho

Ana Biscaia

Ana Jaleco

Catarina Saraiva

Conceição Saraiva

Diogo Simões

Fátima Guedes

Isabel Campante

Laura Seco

Miguel Côrte Real

Paulo Amaral

Sara Velez

Alexandre Valinho Gigas
Poeta, performer
Ana Biscaia
Ilustradora, editora
Ana Jaleco
Produtora, programadora, formadora
Catarina Saraiva
Curadora, produtora e investigadora de artes performativas
Conceição Saraiva
Programadora de IT
Diogo Simões
Estudante de arquitetura, músico
Fátima Guedes
Médica
Isabel Campante
Consultora de comunicação
Laura Seco
Psicóloga
Miguel Côrte Real
Técnico de comunicação
Paulo Amaral
Fotógrafo, curador de arte
Sara Velez
Designer, académica