Paloma Calle
Paloma Calle
Performance
Performance
Espanha
Spain
O seu trabalho é desenvolvido num território híbrido e móvel entre a pesquisa e criação em artes vivas no contexto de processos coletivos e a educação não formal. A sua prática é atravessada por uma perspetiva feminista interseccional. Na sua prática artística, investigação e ativismo, propõe um pensamento a partir do fazer, situado e encarnado a partir do corpo e da própria experiência da vida. Trabalha na legitimização do conhecimento ou aprendizagem, fora da pesquisa e do pensamento mais tradicional ou académico, mas sem renunciar a estes. Nas suas estratégias e metodologias de trabalho, trabalha com a estranheza, o humor, o conceito de autobiografia expandida e em abordagens baseadas em perguntas. Formada em Comunicação Social, tem desenvolvido as suas próprias criações desde 2005, trabalhando em diversos locais e com distintos artistas em Espanha e no estrangeiro. Aprofundou a sua formação em estudos feministas e a partir de 2012, começou a desenvolver e fazer parte de processos de criação e investigação coletiva, definindo o seu trabalho entre arte & educação.
Her work is developed in a hybrid and mobile territory between research and creation in the living arts, in the context of collective processes and non-formal education. Her practice is crossed by an intersectional feminist perspective. In her artistic practice, research and activism, she proposes a thought based on action, situated and incarnated through the body and her own life experience. She works to legitimize knowledge or learning, outside of research and the more traditional or academic thinking, but without renouncing them. In her work strategies and methodologies, she works with strangeness, humour, the concept of expanded autobiography and in question-based approaches. A graduate in communication, she has developed her own creations since 2005, working in different places and with different artists, in Spain and abroad. She extended her training in feminist studies and from 2012, she began to develop and be part of collective creation and research processes, defining her work between art and education.
Projeto
Project