Linha de Fuga é um festival de dança contemporânea mas é também um espaço de reflexão crítico da sociedade, lutamos para construir espaços de comunidades, relações com o território em que nos encontramos, entre públicos, artistas e parceiros. Muitos dos espetáculos programados também consideram necessária a amizade para a construção de espaços de resistência. Los 3 Cerditos (ESP) propõem uma peça que vislumbra a importância da amizade num mundo cada vez mais controlado, Adriana Reyes (ESP) faz-nos experimentar a relação interespécies desde uma perspetiva não hierárquica e de amizade, Antonio Tagliarini (ITA) expõe a falha porque sabe que está entre amigos, Sónia Baptista (PT) enfrenta o mundo patriarcal numa versão drag king possível pelo respaldo da sua comunidade de amizades feministas, Margarida Cabral (PT) costura o tempo com o amigo Francisco Correia, e mesmo aqueles espetáculos que são solitários propõem pensar a importância do cuidado e da amizade, Joana Levi (BR/PT) expõe a riqueza das migrações e Jan Fedinger (DE/PT) leva-nos à imaginação de paisagens de riquezas não neoliberais. A exposição de Marina Guzzo (BR) com as fotos de Carlota Lagido (PT) traz-nos a amizade construída por uma comunidade efémera em 2024, assim como a curadoria local de Marinah Raposo que propõe a amizade através de criações locais site-specific para pensar a ecologia da cidade.
É possível acompanhar esta edição através de 4 caminhos que se cruzam entre si: o festival que traz espetáculos de dança e performance e exposições,
o laboratório que acolhe uma comunidade efémera de onze artistas em residência de criação, um programa de
discursos críticos com conversas sobre a amizade e laboratórios de reflexão e
as oficinas, que são também pontos de partida para criar comunidade entre artistas e públicos.
Também nós insistimos em performar a amizade, nas relações que vamos estreitando com os nossos parceiros, artistas e território, expondo as nossas fragilidades aos imprevistos mas, acima de tudo, imaginando um mundo melhor na tecelagem destas relações. Esperamos que tenham um bom festival e que se juntem a nós, performando a amizade, pelo que desafiamos a que venham com as vossas amizades também!
Catarina Saraiva
curadoria Linha de Fuga