Seguindo a proposta desenvolvida na última edição do Festival de apoio à criação local de performances site-specific, este ano Linha de Fuga lançou o desafio a curadores locais para pensar a cidade com criações de artistas locais. A proposta selecionada foi o projeto Amizades, Um Mundo Extra Muros, uma curadoria da luso-brasileira residente em Coimbra, Marinah Raposo.
A presente proposta curatorial promove o encontro de artistas sul-americanos, habitantes do mesmo território conimbricense, para intervirem performativamente em espaços não convencionais, reconhecendo a amizade da coabitação como forma de ocupar lugares através da dança, ações site-specific e gestos poético-musicais enquanto ressonâncias da fragilidade ecológica contemporânea e da memória viva da cidade.
Inspirada nas reflexões do filósofo francês Michel Serres sobre a evolução da humanidade e sua sedentarização frente ao progresso da vida moderna, esta curadoria propõe uma escuta ativa à cidade, compreendendo o corpo como extensão sensível da paisagem e mediador de tensões entre desenvolvimento e preservação. O projeto evoca a urgência de pisarmos mais levemente na Terra, abordagem amplamente difundida pelo filósofo indígena Ailton Krenak, que nos convida a refletir sobre as diversas formas de estarmos no mundo.
A arte aqui é proposta como ecossistema sensível, onde o chão que pisamos se torna território político, o corpo um sensor do tempo, e a natureza o contato com as ancestralidades partilhadas.
As criações integradas nesta curadoria são:
5 Palíndromos - Socos, Asa, Ovo, Radar e Reviver (Gesto poético-musical)
Adrian Montenegro (Colômbia/Portugal)
15min
Motivado pela noção de que cantar é um ato performático-poético ligado ao tempo presente, onde a palavra é musicalizada ao ser dita, o artista propõe cantar a partir de uma posição e relação com objetos simbólicos, onde o aparecer em cena é cerimonial, ritualístico, manifestante e lúdico.
O Sino-Passagem (Gesto poético-musical)
Felipe Neiva (Brasil/Portugal)
10min em loop
Com o autor como anfitrião, musicar sons cotidianos funciona como chave que pretende ser espaço de refúgio que tanto convida o espectador a acessar outros deslocamentos espaço-temporais, como intenciona provocar uma pausa no automático ritmo urbano, inundado por uma paisagem sonora composta de elementos “invisibilizados” pela repetição e rotina.
No Claustro Há uma Montanha + Duas Fontes, uma água (Ação site-specific)
Jorge Cabrera (Venezuela/Portugal)
20min
Duas performances que se adaptam ao contexto onde são apresentadas.
Na primeira, o Claustro do Convento pode levar-nos a questionamentos sobre o que pode estar oculto sob a laje de concreto do chão e como a montanha que se pretende levantar com esta performance, pode conectar-nos à ideia de paisagem no lugar.
Na segunda, situada na baixa de Coimbra, num mundo que se nos apresenta confuso pela desconstrução da convivência pacífica entre seres diferentes, apaixona pensar que a mistura das águas de duas fontes, pode trazer o frescor da esperança e da poética de união entre origens, culturas e experiências veiculadas pelas águas.
Um Mundo É Um Corpo, Um Corpo É Um Encontro, Um Encontro É Um Mundo (Dança coletiva)
Malu Patury (Brasil/Portugal)
20min
Nesta performance-participativa, a artista-facilitadora convida o público a corporificar uma cartografia viva, através de propostas simples de interação, contato e composição de paisagens com o corpo
* Para as sessões no Convento São Francisco, é possível, a partir do dia 15 de outubro levantar o bilhete gratuito na Bilheteira do Convento São Francisco, diariamente, entre as 15h00 e as 20h00. Será permitido o levantamento de 2 bilhetes, por pessoa, mediante a lotação definida para o evento. Não são aceites reservas.
Para as sessões na Baixa de Coimbra, não há reservas, basta aparecer
In times of advancing concrete and the fall of centuries-old trees, more than occupying spaces, these artists propose new ways of inhabiting them, evoking the urgency of treading more lightly on the Earth.
Following the proposal developed in the last edition of the Festival supporting local site-specific performance creation, this year Linha de Fuga challenged local curators to imagine the city through works by local artists. The selected project was Friendships, A World Beyond Walls, curated by Luso-Brazilian resident in Coimbra, Marinah Raposo.
This curatorial proposal fosters encounters among South American artists living in Coimbra, performing in unconventional spaces, recognising cohabitation friendship as a way to occupy places through dance, site-specific actions, and poetic-musical gestures as resonances of contemporary ecological fragility and the living memory of the city.
Inspired by the reflections of French philosopher Michel Serres on human evolution and sedentarisation in the face of modern life progress, this curatorship proposes active listening to the city, understanding the body as a sensitive extension of the landscape and mediator of tensions between development and preservation. The project evokes the urgency of treading more lightly on the Earth, an approach widely promoted by indigenous philosopher Ailton Krenak, who invites reflection on the diverse ways of being in the world.
Here, art is proposed as a sensitive ecosystem, where the ground we walk on becomes political territory, the body a sensor of time, and nature a connection with shared ancestries.
Integrated works in this curatorship:
5 Palindromes – Punch, Wing, Egg, Radar, and Reviver (Poetic-Musical Gesture)
Adrian Montenegro (Colombia/Portugal)15 min
Motivated by the idea that singing is a performative-poetic act linked to the present moment, where the word is musicalised as it is spoken, the artist proposes singing from a position and in relation to symbolic objects, where appearing on stage is ceremonial, ritualistic, demonstrative, and playful.
The Bell-Passage (Poetic-Musical Gesture)
Felipe Neiva (Brazil/Portugal)10 min loop
With the author as host, the musicalisation of everyday sounds functions as a key intended to create a refuge space, inviting the audience to access other spatio-temporal displacements while provoking a pause in the automatic urban rhythm, flooded with a soundscape composed of elements “invisibilised” by repetition and routine.
In the Cloister There Is a Mountain + Two Fountains, One Water (Site-specific Action)
Jorge Cabrera (Venezuela/Portugal)20 min
Two performances adapted to the context where they are presented.
In the first, the Convent Cloister may lead us to question what lies hidden beneath the concrete floor and how the mountain intended to be raised in this performance can connect us to the idea of landscape in place.
The second, situated in Coimbra city centre, in a world made confusing by the deconstruction of peaceful coexistence between different beings, evokes the thought that the mixing of waters from two fountains can bring the freshness of hope and the poetic union between origins, cultures, and experiences conveyed by water.
A World Is a Body, A Body Is a Meeting, A Meeting Is a World (Collective Dance)
Malu Patury (Brazil/Portugal)20 min
In this participatory performance, the artist-facilitator invites the audience to embody a living cartography, through simple proposals for interaction, contact, and composition of landscapes with the body.
* For sessions at Convento São Francisco, free tickets can be collected from 15 October at the Convent Box Office, daily from 15:00 to 20:00. Two tickets per person are allowed, according to venue capacity. Reservations are not accepted.
For sessions in Coimbra city centre, no reservations are required, just show up.
9 de Nov às 11h, 15h, e 17h
29 de Nov às 11h e 16h
Curadoria: Marinah Raposo
Criações de: Adrian Montenegro, Felipe Neiva, Jorge Cabrera e Malu Patury
Vídeos/registo: Sérgio Gomes
Agradecimentos: Alex Lima, André Lopes e António Marques
Projeto selecionado no âmbito da open call de curadoria local, desenvolvido com a parceria do Convento São Francisco e do Teatro Académico de Gil Vicente
Curatorship: Marinah Raposo
Creations by: Adrian Montenegro, Felipe Neiva, Jorge Cabrera, Malu Patury
Video/recording: Sérgio Gomes
Acknowledgements: Alex Lima, André Lopes, António Marques
Project selected through the local curatorship open call, developed in partnership with Convento São Francisco and Teatro Académico de Gil Vicente