Residências Contra|o|Tempo: Apresentação informal do projeto «Home»
8 Out 2021
8 Oct 2021
Partilhar
share
Mariana Ferreira

No Sábado, 16 de Outubro pelas 18h, no Auditório do Centro Cultural Penedo da Saudade, haverá a apresentação informal do projeto Home que Mariana Ferreira tem desenvolvido em colaboração com Ágatha Barbosa no marco das residências artísticas Contra|o|Tempo, promovidas por Linha de Fuga e, desta vez, acolhida pelo Centro Cultural Penedo da Saudade.

A matéria fundadora desta criação é o conceito de lar, todos os tentáculos que dele brotam e como se altera, transforma, expande ou comprime. Durante esta residência, a artista tem-se concentrado na concretização de encontros com pessoas imigrantes em Coimbra, encontradas a partir de um open call. Foram encontros onde cada participante partilhou com Mariana Ferreira os lugares que consideravam ser o seu lar antes do processo migratório, viajando até eles a partir do Google Street View e do Google Earth. Registados em vídeo, estes momentos são matéria de investigação para a construção de um espetáculo onde “a dramaturgia é feita a partir de cada interveniente do projeto” e a artista-criadora ocupa o lugar de “arquiteta de conteúdos, uma espécie de coreógrafa digital que compõe partituras feitas de conversas e informação”, nas suas próprias palavras. Vai, ainda, partilhar a sua própria relação, íntima e biográfica, com a palavra lar, confrontando a sua história com os vários temas encontrados durante cada conversa.

Nesta apresentação informal, teremos oportunidade de ver a natureza dos vários discursos e abordagens possíveis a um tema tão vasto quanto multifacetado.

A entrada é gratuita mediante reserva obrigatória para cultura@ipc.pt

share
partilhar