Artista afro-colombiana, migrante, eclética, prociborgue, performer, cantora, professora e dramaturga. Atualmente, reside no Rio de Janeiro (Brasil), onde desenvolve uma pesquisa sobre Performance no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A sua trajetória artística e académica foi maioritariamente desenvolvida na Argentina, estando a terminar o Doutorado em Artes da Universidade Nacional de Córdoba. A sua investigação centra-se principalmente em Estudos de Performance. Nos últimos anos, tem-se interessado pelas configurações migrantes a partir de sua própria biografia, abordando temáticas relacionadas com as emergências sociais enfrentadas pelas comunidades afrodescendentes na América Latina. As suas produções artísticas atravessam diversas linguagens híbridas, incluindo vídeo, instala-ação, fotografia, colagem, escultura e música. Dirigiu diferentes processos criativos, como peças teatrais, montagens cénicas e orientações de Trabalhos Finais de Graduação em cursos de Teatro. Além disso, realiza a gestão de projetos independentes vinculados à Arte Contemporânea e à Curadoria Artística.
https://asamiortiz.my.canva.site/
https://www.instagram.com/asamiasha/
Afro-Colombian, migrant, eclectic, prociborg, performer, singer, teacher and dramaturg. Currently based in Rio de Janeiro (Brazil), she is conducting research on Performance within the Postgraduate Arts Programme at the State University of Rio de Janeiro (UERJ). Her artistic and academic trajectory has been mostly developed in Argentina, where she is finalising her PhD in Arts at the National University of Córdoba. Her research focuses primarily on Performance Studies. In recent years, she has explored migrant configurations through her own biography, addressing social emergencies faced by Afro-descendant communities in Latin America. Her artistic productions traverse hybrid languages, including video, instal-action, photography, collage, sculpture and music. She has directed various creative processes, such as theatre pieces, scenic productions and supervised undergraduate final projects in Theatre courses. Additionally, she manages independent projects linked to Contemporary Art and Artistic Curation.
https://asamiortiz.my.canva.site/
https://www.instagram.com/asamiasha/
Afrotrama é uma instalação performática que entrelaça tranças afro-palenqueiras e cantos afro-caribenhos, concebidas como tecnologias ancestrais, códigos de resistência e cartografias de liberdade.
A artista propõe construir uma trans-territorialidade através do trançado afropalenquero, criando uma instalação performática que cruza fronteiras simbólicas, corpos, janelas e árvores. A partir do trançado ancestral, busca-se gerar uma cartografia que emerja das feridas do território latino-americano, especialmente das diásporas migrantes no Caribe colombiano. Serão criados entramados que conectam objetos, corpos, ações e emoções, culminando num tecido de conexões variadas, unidas por um código comum — o trançado. O palenque, lugar de resistência, transmite um legado que não se limita a um espaço ou prática, mas é uma forma de perceber o mundo.
O processo favorece vínculos de amizade e afeto entre participantes, por meio do gesto de trançar, compartilhar e escutar. Para esta residência, o trabalho envolverá o território e a comunidade, adaptando o trançado às feridas do lugar e combinando esta cartografia situada com codificações ancestrais familiares.
Como artista afrocolombiana migrante, investiga configurações migrantes e feridas coloniais em corpos, territórios e linguagens. O cruzamento simbólico e poético entre América Latina e Portugal permite aprofundar pontes entre comunidades afrodescendentes e reflexões críticas sobre continuidades coloniais e suas marcas.
Gerar formas de enunciar lutas, reverter silêncios e criar a partir de experiências próprias é fundamental.
Afrotrama is a performative installation intertwining Afro-Palenquero braids and Afro-Caribbean chants, conceived as ancestral technologies, codes of resistance and cartographies of freedom.
The artist proposes to construct a trans-territoriality through Afro-Palenquero braiding, creating a performative installation that crosses symbolic borders, bodies, windows and trees. From ancestral braiding, it aims to generate a cartography emerging from the wounds of the Latin American territory, particularly the migrant diasporas in the Colombian Caribbean. Networks will be created that connect objects, bodies, actions and emotions, culminating in a fabric of diverse connections, united by a common code — the braid. The palenque, a place of resistance, conveys a legacy that is not limited to a single place or practice, but a way of perceiving the world.
The process fosters bonds of friendship and affection among participants through the act of braiding, sharing and listening. For this residency, the work will engage with the territory and community, adapting the braiding to the local wounds and combining this situated cartography with ancestral familial codifications.
As a migrant Afro-Colombian artist, she investigates migrant configurations and colonial wounds in bodies, territories and languages. The symbolic and poetic crossing between Latin America and Portugal provides an opportunity to build bridges between Afro-descendant communities and deepen critical reflections on colonial continuities and their material and symbolic traces.
Generating ways to articulate struggles, reverse imposed silences and create from one’s own experiences is fundamental.