Bibi Dória
Bibi Dória
Dança
Dance
Performance
Performance
Brasil/Portugal
Brazil/Portugal

Licenciada em Dança pela UNICAMP (BR). Trabalha na intersecção entre a dança, a performance e o cinema. Vive em Lisboa desde 2018, onde tirou o PACAP II no Fórum Dança (PT) e criou seu primeiro trabalho solo "É Puro Glacê" (2019). É co-criadora e performer da obra LA BURLA (2022) dirigida por Bruno Brandolino (UY) e atualmente acompanha a criação da peça "Miquelina e Miguel" de Miguel Pereira com estreia em Julho no Teatro do Bairro Alto.

She graduated in Dance at UNICAMP (BR). She works at the crossover between dance, performance and film. She lives in Lisbon since 2018, where she took PACAP II at Fórum Dança (PT) and created her first solo work É Puro Glacê (2019). She is co-creator and performer of the work LA BURLA (2022), directed by Bruno Brandolino (UY), and is currently accompanying the creation of the piece Miquelina e Miguel by Miguel Pereira, which premieres in July at Teatro do Bairro Alto.

Laboratório:
Laboratory:
Espetáculo:
Show:
Projeto
nome de filme
Project
nome de filme (“movie’s name”)

nome de filme parte da premissa de que um filme contado é muito diferente de um filme assistido. E consiste na performance de memorização e relato de um filme de ficção do começo ao fim. A sua pergunta: Como partir de uma memória pessoal, nesse caso, de um filme decorado para a criação de uma experiência coletiva, ou então, de um filme imaginado?

Escolheu decorar um longa-metragem do cinema marginal brasileiro, Copacabana Mon Amour, dirigido por Rogerio Sganzerla e filmado no Rio de Janeiro em 1970. Este filme não foi lançado comercialmente devido à censura imposta pela ditadura militar, os negativos originais foram restaurados em 2013 quando já estavam num avançado estágio de deterioração e, atualmente, a sua cópia de preservação encontra-se na Cinemateca Brasileira, que foi recentemente incendiada.

nome de filme (“movie’s name”) starts from the premise that a film that is told is very different from a film that is watched. The performance consists of memorizing and narrating a fiction film from beginning to end. Its question: How to go from a personal memory, in this case, a memorized film, to the creation of a collective experience, or an imagined film? 

She chose to memorize a feature film from the Brazilian underground cinema, Copacabana Mon Amour, directed by Rogerio Sganzerla and shot in Rio de Janeiro, in 1970. This film was not released commercially due to censorship imposed by the military dictatorship. The original film negatives were restored in 2013 when they were already in an advanced stage of deterioration. Its preserved copy is in the Cinemateca Brasileira, which was recently burned down.