Artista e investigadora na área das artes performativas. A sua prática integra escrita, som, voz e dispositivos performativos. Através de uma abordagem feminista, ecológica e contextualizada, a sua prática artística explora metodologias investigativas para a reescrita afetiva e política de arquivos e paisagens — entendidas como territórios de manipulação e poder, mas também como potenciais ferramentas de contra-narrativas. As suas intervenções — que vão de performances e instalações a projectos baseados em oficinas ou em texto — geram habitats efémeros e espaços para uma imaginação radical incorporada.
A sua investigação atual centra-se em práticas hauntológicas e na criação de novas dramaturgias a partir de perspetivas sonoras, vocais e performativas, destacando o seu potencial político. Enraizada numa perspetiva atenta às questões de género e de classe, a sua prática examina as relações entre memória, documentos de arquivo, vestígios imateriais, fantasmas e património coletivo.
https://gaiaginevragiorgi.xyz/
https://www.instagram.com/gaiaginevragiorgi
Artist and researcher in the field of performing arts. Her practice integrates writing, sound, voice and performative devices. Through a feminist, ecological, and situated approach, her artistic practice explores investigative methodologies for the affective and political rewriting of archives and landscapes—understood as territories of manipulation and power, but also as potential tools for counter-narratives. Her interventions—ranging from performances and installations to workshop- or text-based projects—generate ephemeral habitats and spaces for embodied, radical imagination. Her current research investigates hauntological practices and the creation of new dramaturgies through sonic, vocal, and performative perspectives, highlighting their political potential. Rooted in a perspective attentive to gender and class issues, her practice examines the relationships between memory, archival documents, immaterial traces, ghosts, and collective heritage.
https://gaiaginevragiorgi.xyz/
https://www.instagram.com/gaiaginevragiorgi
Este projeto explora o fenómeno mediúnico, entendido como a capacidade de habitar o limiar entre o visível e o invisível, o audível e o inaudível, e de conter multidões, enquanto prática performativa de intimidade interespécies entre entidades humanas e mais-do-que-humanas.
As narrativas patriarcais confinaram a capacidade de comunicar com os mortos e prever o futuro ao feminino, ao diabólico, ou ao psiquiátrico. A voz, um elemento que flutua constantemente entre o interior e o exterior, está no centro desta investigação. A partir deste espaço-limiar, indeciso e móvel, emergiram muitas formas “líquidas” de conhecimento, transmitidas de boca em boca, como o mexerico (do inglês antigo godsibb, de god, deus, e sibb, parentesco, referindo-se originalmente às mulheres que acompanhavam outra mulher durante o parto, e mais genericamente a amigas próximas. Só no século XVI o termo passou a significar uma pessoa, especialmente uma mulher, que se deleita em conversar, bisbilhotar ou contar histórias sobre terceiros). Através de uma reinterpretação do olhar masculino e da sua relação com o corpo feminino, a investigação procura analisar a voz como ferramenta de expressão, resistência e libertação. A exploração começa a partir de estados de transe que investigam as possibilidades composicionais da rede de modo padrão (a parte do cérebro que só ativamos quando estamos em repouso). Práticas somáticas e técnicas vocais ampliadas, fenómenos psicoacústicos e alucinações auditivas são examinadas como modos queer, fluidos e transformadores com o objetivo de assombrar os lugares de poder e de conhecimento dominante.
This project explores the mediumistic phenomenon, understood as the ability to inhabit the threshold between the visible and the invisible, the audible and the inaudible, and to contain multitudes, as a performative practice of interspecies intimacy between human and more-than-human entities.
Patriarchal narratives have confined the ability to communicate with the dead and foresee the future to the feminine, the diabolical, or the psychiatric. The voice, an element that constantly traffics between the inside and the outside, is at the center of this investigation. From this boundary space, undecided and mobile, many "wet" forms of knowledge have emerged, passed down from mouth to mouth, like gossip (from Old English godsibb, from god, god, and sibb, kinship, originally referring to the women who stood by another woman during childbirth, and more generally to close friends. Only in the 16th century did the term take on the meaning of a person, especially a woman, who delights in chatter, gossip, or telling stories about others). Through a reinterpretation of the male gaze and its relationship with the female body, the research seeks to investigate the voice as a tool for speaking out, resistance, and liberation.
The exploration begins from trance states that investigate the compositional possibilities of the defaultmode network (the part of the brain we activate only when at rest). Somatic practices and extended vocal techniques, psychoacoustic phenomena, and auditory hallucinations are examined as queer, fluid, and transformative modes, aimed at haunting the places of power and dominant knowledge.