Inscrições abertas até dia 17 de julho através deste formulário
Num mundo onde a comunicação desempenha um papel central na visibilidade e sustentabilidade dos projetos artísticos, esta oficina propõe uma abordagem prática e reflexiva sobre estratégias de comunicação cultural. Partindo da experiência das formadoras, exploraremos as dinâmicas da assessoria de imprensa e da gestão de redes sociais como ferramentas essenciais para a divulgação de projetos artísticos. Através de exemplos concretos, desafios práticos e exercícios participativos, trabalharemos a construção de narrativas eficazes, o relacionamento com os media, a criação de conteúdos adaptados a diferentes plataformas e públicos, bem como o planeamento estratégico de comunicação. O objetivo é capacitar os participantes para desenvolverem uma comunicação coerente, autêntica e eficaz, potenciando o impacto e alcance dos seus projetos.
Isabel Campante (1969). Frequência da Licenciatura em Matemática, na Universidade de Coimbra. Pós-graduação em Gestão Cultural, pela Escola de Gestão do Porto da Universidade do Porto, Instituto Empresarial Portuense e Associação Empresarial de Portugal (2000/2001). Iniciou a sua atividade n’A Escola da Noite, em 1994, onde trabalhou nas áreas de produção, comunicação, angariação de apoios e apoio editorial. Entre 2011 e 2021, foi consultora de comunicação na Agência Ideias Concertadas, onde trabalhou com entidades como Liga Portuguesa Contra o Cancro, Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Associação Portuguesa do Sono e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 da Universidade de Coimbra (CEIS20), Instituto Pedro Nunes e Instituto Politécnico de Viseu. Destaque para o trabalho que desenvolveu na área cultural com entidades como Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Associação Castelo d’If, Festival Metamorfose, Anozero — Bienal de Coimbra, Rede Artéria, Linha de Fuga, Cafés Históricos de Portugal, Editora Almedina, FBA. e Festival Caminhos de Cinema Português. Entre setembro e dezembro de 2021, trabalhou com Patrícia Portela na área da comunicação do Teatro Viriato. Neste momento é assessora de comunicação da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e consultora de comunicação de Linha de Fuga, associação que integra.
So Dias (1997) vive entre o mundo do design gráfico e da experimentação artística. Trabalhou como responsável de design e edição para a associação Cultures du Coeur 31 (2022, Toulouse, FR); esteve encarregue da coordenação e criação da identidade gráfica do Podcast Masc Media (2023, Coimbra, PT), trabalhou com o festival eco-artístico ARBOLA, projeto antena de LABEA (2024, Pamplona, ES), enquanto responsável e coordenadora dos projetos de grafismo; Desde 2023 que colabora, primeiro como gestora de redes sociais e, a partir de 2024 também como designer para a Associação Linha de Fuga. Contribui pontualmente para projetos associativos e ativistas, como para o coletivo Vozes de Dentro (2022), Slam das Minas (2019), Umar (2020), Barrososemminas(2021-2024), entre outras. O seu trabalho artístico esteve recentemente em exposições coletivas na galeria Graçinha Leite (2021, Porto, PT), na Casa das Artes Bissaya Barreto (2023, Entre paredes, Coimbra & 2024, Blast, Coimbra, PT); também expôs obras suas através de um projeto da associação “PORTA ADENTRO” (2024, loja Bertrand, Coimbra, PT) e depois da sua participação na Residência Artística do festival ARBOLA, expôs no CIVICAN (Centro Cultural e de Ocio da Fundação Caja Navarra) (2024, Pamplona, ES); Em 2020 teve 3 das suas colagens digitais num objeto impresso por Linha de Fuga (“Arquivo das memórias possíveis”); ainda publicou obras suas na revista editorial digital Outraseconomias.pt (2023) e na revista AZAR (2024).
Register by July 17 using this form
In a world where communication plays a central role in the visibility and sustainability of artistic projects, this workshop offers a practical and reflective approach to cultural communication strategies. Drawing on the experience of the trainers, we will explore press relations and social media management as essential tools for promoting artistic projects. Through concrete examples, practical challenges, and participatory exercises, we will work on building effective narratives, engaging with the media, creating content adapted to different platforms and audiences, and planning strategic communication. The aim is to equip participants to develop coherent, authentic, and effective communication strategies, enhancing the reach and impact of their projects.
Isabel Campante (1969) attended the Mathematics degree program at the University of Coimbra and completed a postgraduate course in Cultural Management at the Porto School of Management, University of Porto, in partnership with the Instituto Empresarial Portuense and the Associação Empresarial de Portugal (2000/2001). She began her professional activity at A Escola da Noite in 1994, working in production, communication, fundraising, and editorial support. Between 2011 and 2021, she worked as a communication consultant at the agency Ideias Concertadas, collaborating with organisations such as the Portuguese Cancer League, the Central Region Branch of the Portuguese Cancer League, the Portuguese Sleep Association, and the Centre for 20th Century Interdisciplinary Studies at the University of Coimbra (CEIS20), as well as the Instituto Pedro Nunes and the Polytechnic Institute of Viseu. Her cultural work included collaborations with entities such as the Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Associação Castelo d’If, Festival Metamorfose, Anozero — Biennial of Coimbra, Rede Artéria, Linha de Fuga, Cafés Históricos de Portugal, Almedina Publishing House, FBA., and Caminhos do Cinema Português Festival. Between September and December 2021, she worked with Patrícia Portela in the communication department of Teatro Viriato. She is currently the communications advisor at the General Library of the University of Coimbra and a communications consultant for Linha de Fuga, the association she is a member of.
So Dias (1997) moves between the worlds of graphic design and artistic experimentation. She worked as head of design and publishing for the association Cultures du Coeur 31 (2022, Toulouse, FR); she was in charge of coordinating and creating the graphic identity of the Masc Media Podcast (2023, Coimbra, PT); and worked with the eco-artistic festival ARBOLA, an antenna project of LABEA (2024, Pamplona, ES), as the head and coordinator of graphic design projects. Since 2023, she has been collaborating with Linha de Fuga, first as a social media manager and, from 2024, also as a designer. She contributes occasionally to associative and activist projects, including the Vozes de Dentro collective (2022), Slam das Minas (2019), Umar (2020), and Barrososemminas (2021–2024), among others. Her artistic work has recently been shown in group exhibitions at Galeria Graçinha Leite (2021, Porto, PT), Casa das Artes Bissaya Barreto (2023, Entre Paredes, Coimbra & 2024, Blast, Coimbra, PT), and in a project by the association PORTA ADENTRO (2024, Bertrand Bookstore, Coimbra, PT). Following her participation in the ARBOLA Festival Artistic Residency, she exhibited at CIVICAN (Cultural and Leisure Centre of the Caja Navarra Foundation) (2024, Pamplona, ES). In 2020, three of her digital collages were included in a printed publication by Linha de Fuga (Arquivo das memórias possíveis), and she has published her work in the digital editorial magazine Outraseconomias.pt (2023) and in AZAR magazine (2024).
Das 10h às 13h e das 15h às 18h