Lançamento de Coreia #06
Launch Coreia #06
7 mar 2022
7 mar 2022
Partilhar
share
«nós aqui, entre o céu e a terra», Eleonora Fabião e colaboradorxs, 2021. Trabalho comissionado pela 34.ª Bienal de São Paulo. Foto: Jaime Acioli. Cortesia da artista.

No próximo dia 10 de março, quinta-feira, às 17h00, Linha de Fuga  acolhe em Coimbra o lançamento do número #6 do jornal Coreia. A iniciativa inclui a apresentação de uma performance de Clara Amaral, uma das participantes desta nova edição, e terá lugar no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, situado no Laboratorio Chimico - Largo Marquês de Pombal. A entrada é livre.

É a segunda vez que Linha de Fuga se associa a este importante projecto dirigido por João dos Santos Martins, dedicado a escritos de artista e a propósito das artes em geral, com uma relação umbilical com a dança. A edição #5 foi apresentada em setembro de 2021, no Museu Nacional Machado de Castro.

Nesta edição #6 de Coreia podem encontrar

um capítulo da tese de doutoramento de André Lepecki, dedicado à peça «A Dança do Existir »(1994) de Vera Mantero abrindo reflexões sobre a pós-memória da guerra colonial. A investigadora e coreógrafa Vânia Gala escreve sobre exclusão de corpos e práticas negras no ideário de «corpo universal» na dança e performance ocidentais. A bailarina e coreógrafa Piny estabelece uma relação entre política urbanística, arquivo arquitectónico e danças de rua. Transcrevemos uma conversa entre a coreógrafa italiana Chiara Bersani, Diana Niepce e Carla Fernandes sobre a potência política do olhar e o corpo fora da norma nas artes performativas. O médico Miguel Teles reflete sobre a empatia na prática da medicina moderna e o corpo a partir do livro de Diana Niepce «Anda, Diana». Prestamos homenagem ao artista e encenador Jan Ritsema, falecido em outubro de 2021, com a publicação de um caderno de escritos com Jonathan Burrows sobre a sua peça conjunta «Weak Dance Strong Questions». O artista visual e editor italiano Emiliano Aversa escreve a partir da teoria de homeostase do neurologista António Damásio numa relação com o gesto na dança. O artista paulista Renan Marcondes escreve uma crónica sobre a eficácia discursiva de obras de arte partindo de comentários à performance de Eleonora Fabião para a 34.ª Bienal de São Paulo. Um colectivo formado no PACAP 5 do Forum Dança, composto por Andrei Bessa, Giovanna Monteiro, Leonor Mendes, Roberto Dagô e Vicente Ramos, faz um exercício de escrita a partir da prática de «Composição em Tempo Real» de João Fiadeiro. Os artistas colaboradores espanhóis Julián Pacomio e Ángela Millano elaboram sobre práticas de apropriação e cópia na literatura e na performance para reflectir sobre o seu trabalho. A artista visual Isabel Cordovil tece uma linha entre a continuidade da vida e a prática da arte em perspectiva do fim e da morte. Guilherme Figueiredo escreve um pequeno conto sobre o joelho, a flexão e as suas diferentes camadas sociais. O artista vilacondense Miguel Pipa propõe uma partitura para a utilização do jornal. E da artista Clara Amaral publicamos a tradução de um texto sobre ler e escrever e as vozes que circulam entre uma prática e a outra.

Clara Amaral, «She gave it to me I got it from her »(2021). Fotografias: Joana Linda. Cortesia da artista.

O lançamento do jornal será acompanhado pela performance de um capítulo de «She gave it to me I got it from her», de Clara Amaral, «um livro e uma coreografia, lida em voz alta e manuseada». A performance em seis partes será repartida pelos vários locais do lançamento a realizar em Lisboa, Porto, Vila do Conde e Coimbra, concluindo-se em Ponta Delgada.

«She gave it to me I got it from her», de Clara Amaral, tem design gráfico de Ronja Andersen e Karoline Swiezynski, edição de Isabelle Sully, objectos de Olga Micińska. Foi publicado pela Kunstverein Publishing e financiada por Mondriaan Fonds, Veem House for Performance, Amsterdam, Members of Kunstverein, Alkantara e Teatro do Bairro Alto.

Clara Amaral (Fundão, 1984) trabalha com texto e performance. A partir de uma prática artística interdisciplinar, questiona o que significa ser leitora, ser escritora, tentando expandir modos, já existentes, de leitura, escrita e publicação.


Coreia é um projecto editorial de carácter artístico, crítico e discursivo, a propósito das artes em geral, firmado numa relação umbilical com a dança, preocupado em divulgar formatos vários como partituras, manifestos, entrevistas, crónicas, ensaios, críticas e reflexões em língua portuguesa. O jornal tem uma tiragem semestral de 3000 exemplares com distribuição gratuita por todo o país.

MAIS INFO

https://www.coreia.pt/

On the 10th of March, Thursday, at 17:00, Linha de Fuga welcomes the launch of issue #6 of the newspaper Korea in Coimbra. The initiative includes the presentation of a performance by Clara Amaral, one of the participants of this new edition, and will take place at the Science Museum of the University of Coimbra, located at Laboratorio Chimico - Largo Marquês de Pombal. Admission is free. This is the second time that Linha de Fuga has associated itself with this important project directed by João dos Santos Martins, dedicated to artist writings and the arts in general, with an umbilical relationship with dance. Issue #5 was presented in September 2021 at the Machado de Castro National Museum. Korea is an editorial project of an artistic, critical and discursive nature, concerning the arts in general, established in an umbilical relationship with dance, concerned with disseminating various formats such as scores, manifestos, interviews, chronicles, essays, criticisms and reflections in Portuguese. . The newspaper has a biannual circulation of 3000 copies with free distribution throughout the country.

share
partilhar