Linha de Fuga Regressa com Programa Duplo
Linha de Fuga Returns with Double Program
29 Nov 2019
29 Nov 2019
Partilhar
share
© José Crúzio

Marta Blanco (ESP) é uma artista ativista do audiovisual, Janaina Behling (BR) é uma linguista interessada em linguagem gestual. Durante 1 ano trabalharam sobre a ideia de documentar Linha de Fuga 2018. No dia 29 de Novembro, em conversa com a curadora Catarina Saraiva, as duas apresentam os resultados da documentação e falam com o público sobre o que significou para elas documentar uma iniciativa que se constituiu como uma zona autónoma temporária.
Como se documenta o efémero? Quais as práticas  de arquivo desenvolvidas sobre e em Linha de Fuga 2018?

Linha de Fuga reuniu em Novembro de 2018 em Coimbra, 26 artistas com distintos backgrounds artísticos e origens que, durante 3 semanas experimentaram os seus trabalhos e efetivaram trocas de práticas artísticas para a produção de conhecimento através das artes. Relacionando-se com a cidade a diferentes níveis, esta documentação reúne as visões de duas das participantes que foram seleccionadas para assumir o papel de documentadoras.
Nesta documentação, as participantes documentadoras, optaram por uma prática de arquivo que inclui uma troca de videocartas e cartas, onde vão explicando o que aconteceu nesta iniciativa. Colocando sempre a questão do que significa documentar e o que se pode arquivar, as duas documentadoras tiveram carta branca para desenvolver um trabalho que implica a assunção da subjetividade.

De seguida, confraternizamos em mais uma matinée musical da Casa das Artes Bissaya Barreto, ouvindo o set de Sussurro, um jovem músico de Coimbra que constrói ambientes sonoros electrónicos e que Linha de Fuga gosta e recomenda!

Marta Blanco (ESP) is an audiovisual activist artist, Janaína Behling (BR) is a linguist interested in sign language. For 1 year they worked on the idea of documenting the Linha de Fuga 2018. On November 29, in conversation with curator Catarina Saraiva, the two present the results of the documentation and talk to the public about what it meant for them to document an initiative that constituted as a temporary autonomous zone. How is the ephemeral documented? What are the archiving practices developed on and in the 2018 Linha de Fuga?

Linha de Fuga gathered in November 2018 in Coimbra, 26 artists with different artistic backgrounds and origins who, for 3 weeks, experimented with their works and exchanged artistic practices for the production of knowledge through the arts.

share
partilhar