Chrysa Parkinson
Chrysa Parkinson
Dança
Dance
EUA/Suécia
USA/Sweden

Professora de dança na Stockholm University of the Arts (SKH), tem trabalhado como bailarina profissional nos Estados Unidos da América e no norte da Europa com profissionais da dança, artistas visuais, cineastas e curadores durante mais de 30 anos. A sua investigação concentra-se na autoria experiencial e no poder do intérprete: como a dança se situa na vida dos seus praticantes e como os performers, por sua vez, se envolvem, desmontam e reconstituem mundos. Desde 2011, Chrysa dirige o curso de Novas Práticas Performativas, no Departamento de Dança da SKH. Em 2021, apresenta-se com Stina Nyberg em «Make Hay While the Sun Shines», e está a criar um novo trabalho de dança com Rebecca Hilton. Atualmente está a colaborar com Frank Bock no seu projeto de pesquisa: «Where does dance go?» e a liderar um projeto de desenvolvimento com a companhia Cullberg sobre as experiências de autoria, propriedade e controle dos artistas dentro das obras artísticas.

Chrysa Parkinson is a Professor of Dance at Stockholm University of the Arts (SKH). She has worked as a professional dancer in the United States and Northern Europe with dance practitioners, visual artists, filmmakers and curators for over thirty years. Her research focuses on experiential authorship and the performer’s power: how dance situates itself in practitioners’ lives and how performers, in turn, engage with, dismantle and reconstitute worlds. Since 2011, Chrysa has directed the New Performative Masters education at the Dance Department of SKH. Currently, Chrysa is performing with Stina Nyberg in Make Hay While the Sun Shines and creating a new dance work with Rebecca Hilton. She is collaborating with Frank Bock on his research project: “Where does dance go?” And heading a development project with Cullberg Company on performers’ experiences of authorship, ownership, and control within artistic works.


Laboratório:
Laboratory:
Espetáculo:
Show:
Projeto
Project

Oficina Dis/orienting Front [Laboratório]

Chrysa está sempre interessada na forma como os intérpretes trabalham; como ao tentarem ser vistos, ouvidos e sentidos criam algo diferente e ao lado deles mesmos. Desde 2017 vem realizando oficinas nas quais propõe partituras de movimento para os participantes experimentarem a experiência de frente, enfrentar e des/orientação. A performance Disoriented Front evoluiu paralelamente a estas oficinas. Historicamente, tem havido um preconceito anti-teatral na cultura ocidental que confunde performance com engano, ritual com dogma e imaginação com o menos-que-real. Disorienting Front considera a ação do performer de se fazer ver como uma construção poética, ao mesmo tempo cotidiana e espetacular, ética e amorosa, cheia de brincadeiras e trabalho duro. O workshop inclui partituras de movimento, práticas de conversação e instruções de escrita.

Espectáculo  Dis/orienting Front [mais informações brevemente]

Dis/orienting Front Workshop [Laboratory]

She is always interested in how performers work; how in reaching towards being seen, heard and felt, they create something different and alongside themselves. Since 2017 she’s been holding workshops in which she proposes movement scores for participants to experiment with the experience of front, facing and dis/orientation. The performance “Disorienting Front” has evolved alongside these workshops. Historically there has been an antitheatrical prejudice in Western culture that conflates performance with deception, ritual with dogma and imagination with the less-than-real. “Disorienting Front” attends to the performer’s action of making themselves seen as a poetic craft, both daily and spectacular, ethical and amorous, full of play and hard work. The workshop includes movement scores, conversation-practices and writing prompts.

Dis/orienting Front Show [more details soon]