Sónia Baptista
Sónia Baptista
dança
dance
Portugal
Portugal
Mariana Smania Camaleoa

Sónia Baptista (Lisboa 1973) tem o Curso de Intérpretes de Dança Contemporânea do Fórum Dança. Obteve, com distinção, o grau de Master Researcher in Choreography and Performance da Universidade de Roehampton em Londres, Reino Unido. A sua formação foi complementada com diversos workshops de  dança, música, teatro e vídeo. Frequentou o curso de História da Arte da FCSH. Como intérprete e co-criadora colaborou com vários artistas e companhias, entre eles, Laurent Goldring, Patrícia Portela, Aldara Bizarro, Vera Mantero, Thomas Lehmann, Arco Renz, Teatro Cão Solteiro, AADK, Ligia Soares, Silvia Real, Clara Amaral.

No seu trabalho explora e experimenta com as linguagens da Dança, Música, Literatura, Teatro e Vídeo. Em 2001, foi-lhe atribuído o Prémio Ribeiro da Fonte de Revelação na área da Dança pelo Ministério da Cultura por Haikus (o seu primeiro trabalho). Das suas posteriores criações destaca Icebox Fly. Winter Kick (2003) Subwoofer (2006), Vice-Royale.Vain-Royale.Vile-Royale  (2009), Peaufine (2011), Tempus Fugit (2012), Today is it a squirrel? (2013),  in the fall the fox, e na queda raposar  (2014), Assentar sobre a Subida das Águas, (2016) Querer do Corpo, Peso (2017),  Triste In English From Spanish (2017)  I Call Her Will (2019) e Sozinhar (2019). Em 2019 cria duas peças com finalistas dos curso de teatro da ESTAL e ESTC, Lobisomem-The Musical e O Fuck! Brexit, co-encena a ópera TNSoMDN, co-cria Mise en Âbime e Could Be Worse. Em 2020 inicia um projecto com a CNB, Planeta Dança e estreia The Anger! The Fury! No Festival Alkantara. Em 2022 estreia WOW na Culturgest, RE:, co-criação com Aldara BIzarro, no Teatro S. Luiz. Em 2023, estreia Sweat Sweat Sweat no Festival Alkantara. Em 2024 estreia Dykes On Ice no TBA. em 2025 KING SIZE com o Teatro Nacional D. Maria II.

Escreve textos dramatúrgicos para outros criadores e coreografa para cinema, vídeo e teatro, entre eles Miguel Clara Vasconcelos, André Godinho, Teatro Praga, Ricardo Neves-Neves, Cão Solteiro. Tem oito livros publicados e inúmeros ensaios, poemas e escritos em revistas e plataformas digitais. Colabora com o Fórum Dança, PED e FOR, com a ESD, ESTC, UM, UE e a ESTAL e com a CNB em projectos de pedagogia, criação, escrita e reflexão. Ao longo do seu percurso artístico o seu trabalho foi apoiado pelo Ministério da Cultura-DGartes, Fundação Calouste Gulbenkian, GDA e Centro Nacional de Cultura e tem sido apresentado em vários Festivais e Teatros em Portugal e no estrangeiro. Artista Associada da AADK Portugal.

Sónia Baptista (Lisboa 1973). Tem o Curso de Intérpretes de Dança Contemporânea do Fórum Dança. Obteve, com distinção, o grau de Master Researcher in Choreography and Performance da Universidade de Roehampton em Londres, Reino Unido. A sua formação foi complementada com diversos workshops de  dança, música, teatro e vídeo. Frequentou o curso de História da Arte da FCSH. Como intérprete e co-criadora colaborou com vários artistas e companhias, entre eles, Laurent Goldring, Patrícia Portela, Aldara Bizarro, Vera Mantero, Thomas Lehmann, Arco Renz, Teatro Cão Solteiro, AADK, Ligia Soares, Silvia Real, Clara Amaral.

No seu trabalho explora e experimenta com as linguagens da Dança, Música, Literatura, Teatro e Vídeo.Em 2001, foi-lhe atribuído o Prémio Ribeiro da Fonte de Revelação na área da Dança pelo Ministério da Cultura por Haikus (o seu primeiro trabalho). Das suas posteriores criações destaca Icebox Fly. Winter Kick (2003) Subwoofer(2006), Vice-Royale.Vain-Royale.Vile-Royale  (2009), Peaufine (2011), Tempus Fugit (2012), Today is it a squirrel? (2013),  in the fall the fox, e na queda raposar  (2014). Assentar sobre a Subida das Águas, (2016) Querer do Corpo, Peso (2017),  Triste In English From Spanish (2017)  I Call Her Will (2019) e Sozinhar (2019). Em 2019 cria duas peças com finalistas dos curso de teatro da ESTAL e ESTC, Lobisomem- The Musical e O Fuck! Brexit, co-encena a ópera TNSoMDN, co-cria Mise en Âbime e Could Be Worse. Em 2020 inicia um projecto com a CNB, Planeta Dança e estreia The Anger! The Fury! No Festival Alkantara. Em 2022 estreia WOW na Culturgest, RE:, co-criação com Aldara BIzarro, no Teatro S. Luiz.Em 2023, estreia Sweat Sweat Sweat no Festival Alkantara. Em 2024 estreia Dykes On Ice no TBA. em 2025 KING SIZE com o Teatro Nacional D. Maria II.Escreve textos dramatúrgicos para outros criadores e coreografa para cinema, vídeo e teatro, entre eles Miguel Clara Vasconcelos, André Godinho, Teatro Praga, Ricardo Neves-Neves, Cão Solteiro.Tem oito livros publicados e inúmeros ensaios, poemas e escritos em revistas e plataformas digitais. Colabora com o Fórum Dança, PED e FOR, com a ESD, ESTC, UM, UE e a ESTAL e com a CNB em projectos de pedagogia, criação, escrita e reflexão. Ao longo do seu percurso artístico o seu trabalho foi apoiado pelo Ministério da Cultura-DGartes, Fundação Calouste Gulbenkian, GDA e Centro Nacional de Cultura. O seu trabalho tem sido apresentado em vários Festivais e Teatros em Portugal e no estrangeiro. Artista Associada da AADK Portugal.

Sónia Baptista (Lisbon, 1973) holds the Contemporary Dance Performers Course from Fórum Dança. She graduated with distinction as Master Researcher in Choreography and Performance from Roehampton University in London, UK. Her training was complemented by various workshops in dance, music, theatre and video. She also studied Art History at FCSH. As a performer and co-creator, she has collaborated with several artists and companies, including Laurent Goldring, Patrícia Portela, Aldara Bizarro, Vera Mantero, Thomas Lehmann, Arco Renz, Teatro Cão Solteiro, AADK, Lígia Soares, Silvia Real, Clara Amaral.

In her work, she explores and experiments with the languages of Dance, Music, Literature, Theatre and Video. In 2001, she was awarded the Ribeiro da Fonte Prize for Revelation in Dance by the Ministry of Culture for Haikus (her first work). Highlights of her later creations include Icebox Fly. Winter Kick (2003), Subwoofer (2006), Vice-Royale. Vain-Royale. Vile-Royale (2009), Peaufine (2011), Tempus Fugit (2012), Today is it a squirrel? (2013), in the fall the fox, e na queda raposar (2014), Assentar sobre a Subida das Águas (2016), Querer do Corpo, Peso (2017), Triste In English From Spanish (2017), I Call Her Will (2019), and Sozinhar (2019). In 2019 she created two pieces with final-year theatre students at ESTAL and ESTC: Lobisomem – The Musical and O Fuck! Brexit. She co-directed the opera TNSoMDN, co-created Mise en Âbime and Could Be Worse. In 2020 she began a project with CNB, Planeta Dança, and premiered The Anger! The Fury! at the Alkantara Festival. In 2022 she premiered WOW at Culturgest and RE:, co-created with Aldara Bizarro, at Teatro São Luiz. In 2023 she premiered Sweat Sweat Sweat at the Alkantara Festival. In 2024 she premiered Dykes On Ice at TBA. In 2025 she premiered KING SIZE with Teatro Nacional D. Maria II.

She writes dramaturgical texts for other creators and choreographs for film, video and theatre, including collaborations with Miguel Clara Vasconcelos, André Godinho, Teatro Praga, Ricardo Neves-Neves, and Cão Solteiro. She has published eight books and countless essays, poems and writings in journals and digital platforms. She collaborates with Fórum Dança, PED and FOR, with ESD, ESTC, UM, UE and ESTAL, and with CNB on projects of pedagogy, creation, writing and reflection.

Throughout her artistic career, her work has been supported by the Ministry of Culture – DGArtes, Calouste Gulbenkian Foundation, GDA and Centro Nacional de Cultura. Her work has been presented at various festivals and theatres in Portugal and abroad. Associate Artist of AADK Portugal.

Laboratório:
Laboratory:
Espetáculo:
Show:
Mariana Smania Camaleoa
Projeto
Project