Linha de Fuga-ensaio fílmico investiga outras formas de documentar as artes efémeras. Começa como um diário de trabalho durante o laboratório do Festival Linha de Fuga em Coimbra em 2018 que se vai abrindo para outros e para a cidade.
Num percurso pelas ruas da cidade, pelos recintos de ensaio e pelas histórias de outros, o filme vagueia à procura de linhas de fuga que o transformem, tal como faz a passagem da vida quando vem ao teu encontro. E esse corpo que se aproxima de uma nova cidade numa passagem atemporal, extraída da sua própria existência, acaba por encontrar um olhar crítico, feminista e pós-colonial que questiona a sociedade atual a partir desse canto do mundo.
O filme é um produto independente, desenvolvido a partir de um projeto de documentação de artes efémeras. Fugindo do mero registro, pretende ser um modo de contar que possa ser lido, mesmo descontextualizado do evento que documenta. Com o pretexto de documentar um encontro de artistas, desenvolve um ensaio sobre o conceito de linha de fuga abordado a partir de uma narrativa rizomática, dado que essa estrutura permite abrir linhas de fuga e regressar repetidamente ao tronco principal.
19h
Programa Duplo
Ensaio fílmico de Marta Blanco + Dis/orienting Front de Chrysa Parkinson
Direção, guião e montagem: Marta Blanco
Produção: Marta Blanco com a colaboração de Linha de Fuga
Câmeras: Marta Blanco, Mari Bley, Tiago Cravidão e Camilla Morello
Duração: 66 min
Formato: HD 1920x1080
Idiomas: galego, português, espanhol, inglês, turco e húngaro
Esta apresentação é possível com o apoio da Acción Cultural Española (AC/E)