Facilitado por Paula Pinto (Performing The Archive) e Fehras Publishing Practices, em colaboração com Xavier de Sousa, este laboratório é focado na partilha colectiva de processos de interpretação de arquivos, tanto como prática de escrita reflexiva/crítica, como processo performativo transnacional. Explorando as interseções entre arquivo e a reflexão crítica, propomos pensar o corpo em contexto de performance e a as possibilidades de tridimensionalidade do arquivo.
Estando o festival e Laboratório quase no final e podendo existir propostas que possam ser incorporadas no arquivo a produzir, recomenda-se às pessoas participantes que tragam as ferramentas de que necessitem para propôr arquivos.
Colaboração entre performingborders e Festival Linha de Fuga, no âmbito da coprodução com o TAGV/LIPA, com o apoio de Royal School of Speech & Drama – University of London (Londres, RU) e Associação Azul (Montemor-o-Velho, PT)
Público-alvo: artistas, autores, críticos, estudantes e demais interessados (profissionais ou não profissionais) que tenham interesse em explorar práticas de arquivo em artes performativas - tanto de forma tradicional como experimental
Data limite de inscrição: 24 de Novembro
Respostas: 26 de Novembro
Vagas: 20
Inscrição através de formulário aqui
Mais informações: mediacao.linhadefuga@gmail.com
Paula Pinto / Performing The Archive é doutorada em Estudos Visuais e Culturais pela Universidade de Rochester, Nova Iorque (2016). Investigadora e curadora independente desde 2011, interessa-se pelos processos de trabalho e a leitura da história através de espólios documentais de artistas, críticos de arte e instituições culturais. Dedica-se a actividades e colaborações sobre artes plásticas e a performance-arte enquanto intervenção pública e política da arte, tendo por reflexão soluções de coletivismo, participação cidadã e meios de documentação e divulgação cultural.
Em 2022 fundou o Performing the Archive, residência artística, plataforma de inscrição de práticas e documentos visuais e culturais relacionados com a performance-arte e um espaço aberto de trabalho, um manifesto sobre a forma como o arquivo pode ser dinamizado com o objectivo de reflectir futuros usos e novas abordagens. O seu website, performingthearchive.com é um instrumento de ativação dos materiais e narrativas da história da performance-arte. Plataforma digital de cruzamento de materiais e informações, estudos visuais e culturais e reflexo da programação e criação de atividades paralelas, Performing the Archive assume-se como um trabalho de recuperação, tratamento de materiais, documentação, investigação e curadoria.
https://www.performingthearchive.com/
https://www.instagram.com/performing_the_archive/
A Fehras Publishing Practices foi co-fundada em 2015, em Berlim. É um coletivo de trabalhadores culturais que reúne capital emocional, a sabedoria das avós e a lealdade aos seus antepassados. O seu trabalho recorre a vários métodos participativos e produções artísticas, centrando-se na relação entre edição e construção da história. Examinam o papel da edição como ferramenta de combate à dominação cultural, bem como meio de fomentar solidariedade e desconstruir o poder colonial. A Fehras funciona como observatório de estratégias e práticas editoriais em relação às transformações geopolíticas do sudoeste asiático e do norte de África. A Fehras Publishing Practices integra Kenan Darwich, Nancy Naser Al Deen, Sama Ahmadi e Sami Rustom.
https://www.fehraspublishingpractices.org/
https://www.instagram.com/fehras_publishing_practices/
Facilitated by Paula Pinto (Performing The Archive) and Fehras Publishing Practices, in collaboration with Xavier de Sousa, this laboratory focuses on the collective sharing of processes for interpreting archives, both as reflective/critical writing practices and as transnational performative processes. Exploring the intersections between archive and critical reflection, it proposes to consider the body in performance contexts and the possibilities of the archive’s three-dimensionality.
As the festival and Laboratory are approaching their conclusion, and proposals may be incorporated into the archive being produced, participants are encouraged to bring any tools they need to propose archives.
Collaboration between performingborders and Festival Linha de Fuga, within the co-production framework with TAGV/LIPA, supported by the Royal School of Speech & Drama – University of London (London, UK) and Associação Azul (Montemor-o-Velho, PT)
Target Audience: artists, authors, critics, students, and other interested parties (professional or non-professional) who wish to explore archive practices in the performing arts – both in traditional and experimental forms
Registration Deadline: 24 Nov
Responses: 26 Nov
Spots: 20
Registration via form here
More Information: mediacao.linhadefuga@gmail.com
Paula Pinto / Performing The Archive holds a PhD in Visual and Cultural Studies from the University of Rochester, New York (2016). An independent researcher and curator since 2011, her interests lie in working processes and reading history through the documentary estates of artists, art critics, and cultural institutions. She engages in activities and collaborations around visual arts and performance art as public and political interventions, reflecting on collectivism, civic participation, and means of documentation and cultural dissemination.
In 2022, she founded Performing the Archive, an artistic residency, platform for registering visual and cultural documents related to performance art, and an open workspace—a manifesto on how archives can be activated to explore future uses and new approaches. The website, performingthearchive.com, serves as a tool for activating materials and narratives from the history of performance art. As a digital platform intersecting materials and information, visual and cultural studies, and parallel activity programming, Performing the Archive functions as a project for material recovery, processing, documentation, research, and curation. https://www.instagram.com/performing_the_archive/
Fehras Publishing Practices was co-founded in 2015 in Berlin. It is a collective of cultural workers combining emotional capital, ancestral wisdom, and loyalty to their forebears. Their work employs participatory methods and artistic productions, focusing on the relationship between publishing and the construction of history. They examine the role of publishing as a tool against cultural domination, as well as a means to foster solidarity and deconstruct colonial power. Fehras acts as an observatory of editorial strategies and practices in relation to geopolitical transformations in Southwest Asia and North Africa. Members include Kenan Darwich, Nancy Naser Al Deen, Sama Ahmadi, and Sami Rustom.
https://www.fehraspublishingpractices.org/
https://www.instagram.com/fehras_publishing_practices/
das 17h às 20h